segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Sonho de 2014 não acabou !


Passado o trauma da rejeição de Goiânia como cidade-sede da Copa de 2014, é preciso observar que nem tudo está perdido. Os jogos em Brasília vão abrir uma enorme oportunidade para a promoção de Goiás. O Estado deve se preparar para oferecer um produto turístico de qualidade.
Na década de 1970 um famoso poeta brasiliense escreveu em tom pejorativo que Brasília era uma cidade cercada de Goiás por todos os cantos. Em 2014, quando acontecerem os jogos da Copa do Mundo, vai ficar provado que ter Goiás ao lado será o grande diferencial de Brasília. Agora, temos de nos apresentar bem e para isso não é preciso empreendimentos monumentais.

Goiás possui dois Parques Nacionais de reserva de cerrado, dois sítios importantes de turismo histórico (Cidade de Goiás e Pirenópolis), o circuito das águas quentes, o Rio Araguaia e Goiânia. O Estado tem consagrado três titulações da UNESCO de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade. Há muito a oferecer ao turista nacional e estrangeiro que não vai ficar dez dias segregado no Distrito Federal.

O governo do Estado vai ajudar muito caso opte por assumir a promoção de Goiás em duas frentes. A primeira é da construção de infraestrutura ambiental por intermédio dos investimentos em saneamento. Ter um sistema de coleta e tratamento de esgoto e aterro sanitário para a deposição do lixo é o mínimo necessário para qualquer produto turístico histórico ou ecológico.

A segunda função do governo é essencialmente política. Embora Goiânia esteja fora de sediar os jogos, Goiás tem de estar dentro do pacote promocional da organização da Copa do Mundo pelo simples fato de hospedar Brasília. A inserção só vai se realizar com o emprenho do governo. À iniciativa privada cabe a profissionalização dos serviços e a construção de um marketing arrojado e criativo. É hora de levantar a cabeça e reagrupar o governo do Estado, as prefeituras, os empresários e o terceiro setor para colher as oportunidades que a Copa de 2014 vai oferecer a Goiás.

Jacqueline Vieira ( Educadora, Empreendedora Social , Diretora Geral da A.SOL e signatária da URI Goiás.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário